Poderá também gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como a organização Torre de Vigia manipula os seus fiéis

Por CARM

É importante entender o domínio psicológico que a organização Torre de Vigia tem sobre a vida do russelita comum. A organização Torre de Vigia é o guia, o professor, e aquele que explana a doutrina correcta. Todos os russelitas pensam essencialmente da mesma forma e têm o mesmo padrão de respostas-padrão porque ele lêem-nas na mesma fonte e são condicionados a pensar da mesma forma: a forma que a Torre de Vigia quer. Portanto, se alguém evangelizou um russelita, essa pessoa já ouviu os argumentos que todos eles usam.

Em oposição à organização Torre de Vigia, e segundo a Bíblia, o Senhor Jesus é o Mediador entre Deus e os homens (1 Tim 2:5). Só Ele é que revela a verdade (João 1:17) e não a organização Torre de Vigia. Como se poderá ver nas citações que se seguem, a organização Torre de Vigia toma de modo subtil o lugar que pertence ao Senhor Jesus, embora alegue que "dê testemunhe Dele" e aponte para Ele. Na verdade, e como é normal nas seitas, a organização Torre de Vigia toma o lugar do Senhor Jesus.

Eis então o que eles ensinam
  1. A Organização Torre de Vigia é a organização de Deus na Terra.

    1. "Seria de esperar que o Senhor tivesse uma forma de comunicar com o Seu povo na Terra, e Ele já demonstrou de forma clara que a revista chamada "A Torre de Vigia" é usada para esse propósito." (1939 Yearbook of Jehovah's Witnesses, p. 85).

    2. "Apressa-te a identificar a organização teocrática visível de Deus que representa o Seu Rei, Jesus Cristo. É essencial para a vida. Ao fazê-lo, completa-te aceitando todos os seus aspectos." (Torre de Vigia, 1 de Outubro de 1967, p. 591).

    3. "Não podemos alegar amar a Deus ao mesmo tempo que negamos o seu canal de comunicação" (Torre de Vigia, 1 de Outubro de 1967, p. 591).

    4. "Independentemente do local onde se vive, a Palavra de Deus continua a servir como Luz para o nosso caminho e lâmpada para a nossa estrada, bem como para a nossa conduta e para as nossas crenças (Salmo 119:105). Mas Jeová Deus providenciou também a sua organização visível, o seu "servo discreto e fiel", composta por pessoas ungidas com o Espírito, como forma de ajudar os Cristãos de todas as nações a entender e aplicar de forma correcta a Bíblia nas suas vidas. A menos que estejamos em contacto com este canal de comunicação que Deus está a usar, nós não faremos qualquer progresso na estrada da vida, independentemente do quanto que se leia a Bíblia." (Torre de Vigia, 1 de Dezembro de 1981, p. 27).

  2. A Organização Torre de Vigia é a única forma de entender a Bíblia.

    1. "Só esta organização funciona para o propósito de Jeová e para o Seu louvor.  (...)" (Torre de Vigia, 1 de Julho de 1973, p. 402).
       
    2. "Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos obter a orientação Bíblica que necessitamos fora da organização que é "o servo fiel e discreto." (Torre de Vigia 15 de Fevereiro de 1981).

    3. "...as pessoas não conseguem ver o Plano Divino apenas estudando a Bíblia....se então ele os coloca de lado [os Estudos das Escrituras] e os ignora, e vai directamente para a Bíblia - e só para a Bíblia - embora ele possa entender a sua Bíblia por 10 anos, a nossa experiência revela que no espaço de 2 anos ele mergulha nas trevas. Por outro lado, se só tivesse lido os Estudos das Escrituras com as suas referências, e não tivesse lido uma página da Bíblia, ele estaria na luz  no espaço de 2 anos visto que ele teria a luz das Escrituras." (Torre de Vigia, 1 de Setembro de 1910, p. 298).

    4. "Logo, a Bíblia é um Livro organizacional que ela pertence à congregação Cristão como congregação, e não aos indivíduos, independentemente do quão sinceramente eles acreditem que podem interpretar a Bíblia" (Torre de Vigia, 1 de Outubro de 1967, p. 587).
    5. "O mundo está cheio de Bíblias, que é o Livro que tem os Mandamentos de Deus. Então porque é que as pessoas não sabem o caminho a seguir? Porque elas não têm o ensinamento e a lei da mãe, que é a luz. Jeová Deus providenciou o Seu único Livro escrito para a humanidade e ele têm toda a informação necessária para que o homem possa fazer um curso que conduz à vida. Mas Deus não organizou as coisas de modo a que a Sua Palavra fale de uma forma independente ou que emita luz por si só. A Sua Palavra diz "A luz semeia-se para o justo." É a través da Sua organização que Deus disponibiliza esta luz da qual o provérbio diz ser o ensinamento ou a lei da mãe. Se andamos na luz da verdade, temos que reconhecer não só Jeová Deus como o nosso Pai mas a Sua organização como a mãe." (Torre de Vigia, 1 de Maio de 1957, p. 274)

    6. "Canal para se entender a Bíblia... Todos aqueles que querem entender a Bíblia, têm que apreciar o facto desta "diversificada Sabedoria de Deus" só poder ser conhecido através do canal de comunicação de Jeová, a servo fiel e discreto." (Torre de vigia, 1 de Outubro, 1994, p. 8

O pensamento individual é desencorajado pela Organização Torre de Vigia.

  1. "Periodicamente, surgiram de dentro do povo de Jeová pessoas que, tal como o original Satanás, adoptaram uma atitude independente e censuradora...  Eles afirmam que é suficiente ler a Bíblia de modo exclusivo, quer seja sozinho que seja em pequenos grupos domiciliários. Mas, estranhamente, através dessas "leituras Bíblicas" eles reverteram de volta para as doutrinas apóstatas que os comentários do clérigo da Cristandade ensinavam há 100 anos atrás...." (Torre de Vigia, 15 de Agosto de 1981)

  2. "Nós devemos comer, digerir e assimilar o que está disposto à nossa frente, sem rejeitar partes da comida só porque ela não está ao agrado do nosso gosto mental.... De modo passivo, devemos avançar com a organização teocrática do Senhor, e esperar mais esclarecimento, em vez de expressar uma recusa mal é mencionado um pensamento intragável para nós e avançar com desculpas e opiniões como se elas fossem mais válidas do que a provisão de alimento espiritual do servo. Os teocráticos irão apreciar a organização visível do Senhor e não serem loucos ao ponto de colocar a sua razão humana, as suas emoções e seus sentimentos pessoais contra o canal de Jeová." (Torre de Vigia, 1 d Fevereiro de 1952, p. 79-80)

  3. "Depois de termos sido nutridos com força e maturidade espiritual, será que subitamente nos tornamos mais inteligente que o ex-provedor e abandonamos a orientação esclarecedora de quem foi uma mãe para nós? 'Não deixes a lei da tua mãe' (Prov 6:20-23)" (Torre de Vigia, 1 de Fevereiro de 1952, p. 80)
Em Relação à Salvação
  1. Existem 4 requerimentos para que as Testemunhas de Jeová sejam capazes de viver para sempre no paraíso, segundo Torre de Vigia, 15 de Fevereiro de 1983, página 12. Um deles lida com a organização Torre de Vigia.

    1. "Jesus Cristo identificou o primeiro requerimento quando Ele disse, em oração ao Seu Pai: "E isto é a vida eterna, que eles possam-Te conhecer, como o Único e Verdadeiro Deus, e Jesus Cristo que enviaste." (João 17:3) Conhecer Deus e Jesus Cristo inclui conhecimento do propósito de Deus em torno da Terra e do papel de Cristo como o Novo Rei da Terra. Será que obterão este conhecimento estudando a Bíblia?

    2. "Muitas pessoas acham que o segundo requerimento é mais difícil. Ele é obedecer as leis de Deus, isto é, conformar a vida segundo os requerimentos morais de Bíblia. Isto inclui evitar uma vida pervertida e imoral." 1 Cor 6:9, 10, 1 Pedro 4:3,4.

      1. ["Aceitar a mensagem da salvação e dedicar-se a Deus através de Cristo, e ser baptizado, é apenas o princípio do nosso exercício da fé. É apenas  o início da nossa obediência a Deus. Isto coloca-nos a caminha da vida eternar, mas não significa a nossa salvação final," (This Means Everlasting Life, p. 181).]

    3. "Um terceiro requerimento é que nós temos que nos associar ao canal de Deus, a sua organização. Deus sempre usou a Sua organização. Por exemplo, nos dias de Noé, só aqueles que se encontravam dentro da arca sobreviveram, e só aqueles associados com a congregação Cristã do primeiro século encontraram graça perante Deus. (Actos 4:12). Semelhantemente, nos dias de hoje, Jeová está a usar apenas uma organização para levar a cabo a Sua vontade. Para recebermos vida eterna e o paraíso terreno, temos que nos identificar com tal organização e servir a Deus como parte dela."

    4. "O quarto requerimento encontra-se conectado com a lealdade. Deus exige que os potenciais súbditos do Seu Reino disponibilizem o seu apoio ao Seu governo ao defenderem lealmente o Seu Reino sobre os outros. Jesus Cristo explicou "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo" (Mateus 24:14) Irás cumprir este requisito dizendo aos outros sobre o Reino de Deus?

* * * * * * *
Resumindo:
1. A organização Torre de Vigia diz que ela mesma é o "canal de Deus" na Terra. 
2. A organização Torre de Vigia afirma que quem não "ama" a organização Torre de Vigia não ama a Deus.

3. A organização Torre de Vigia afirma que ela mesma "explica" a Bíblia aos outros, e mais ninguém o pode fazer de forma certa sem ser a organização Torre de Vigia. 
4. A organização Torre de Vigia diz quem não se associa com ela, não entenderá a Bíblia.

5. A organização Torre de Vigia condena o pensamento "independente" visto que, segundo ela, quem analisa a Bíblia fora da influência da organização Torre de Vigia, nunca se tornará russelita e nem se tornará seguidor da organização Torre de Vigia. Ou seja, a Bíblia, quando lida de forma directa, não ensina o que os russelitas acreditam. Para se ser russelita, tem que se ler a documentação externa à Bíblia, documentação essa fornecida pela própria organização Torre de Vigia. 
6. A organização Torre de Vigia afirma que ler a Bíblia não é suficiente; é mesmo necessário obter algum tipo de "luz" por parte . . . . da organização Torre de Vigia.
(Seria interessante meditar no que é dito neste último ponto:  segundo a organização Torre de Vigia, a Palavra do Criador do Universo não é suficiente para alguém andar segundo a luz de Deus. Segundo os russelitas, Deus não é suficientemente Poderoso para dar entendimento da Sua Palavra sem a ajuda da organização Torre de Vigia.)

Conclusão:

Tal como é dito neste post, existem alguns sinais que nos fazem ver que certa pessoa faz parte duma seita pseudo-Cristã e a organização Torre de Vigia cumpre quase todos na perfeição.

Se por tu acaso és russelita, pensa assim: porque é que uma organização condenaria ou veria com maus olhos que tu fosses directamente para a Bíblia para obter luz e conhecimento espiritual?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto e nem responderás só com links.
6. Escreverás "Deus" e não "deus", "Bíblia" e não "bíblia", "Jesus" e não "jesus".
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.